Startups: “sem dinheiro, você não vai a lugar nenhum”

5 | outubro | 2017

 

ricardo-politi-1-768x576

“Você pode ter até um bom capital intelectual, mas sem dinheiro você não vai a lugar nenhum”.  Esse foi o recado que o co-fundador do Broota Brasil, Ricardo Politi, destacou no palco Inovação, no primeiro dia do Lidere.

Ele falou sobre um grande desafio do mercado atual: a captação de recursos.  “Levantar capital para inovação no Brasil não é fácil”, disse, para em seguida apontar alguns princípios básicos. “É preciso começar com algumas perguntas, começando com por que, quanto, de quem e quando captar”, completa.

Ao apontar os principais instrumentos de investimento, que incluem investimento direto (capital social, participação acionária), assim como contrato de investimento anjo, entre outros, Politi defende que o Título de Dívida Conversível (contrato de mútuo conversível) “ é legal porque protege ambas as partes”, salientou.

A experiência de cinco anos em captação de investimentos faz com que Politi também assegure que as fontes de recursos vão depender dos estágios de financiamento. Entre as opções, desde as bolsas de incentivo à inovação do Governo Federal, passando pelos investidores anjos e aceleradoras, ele defende que o equity crowdfunding é o “pró-empreendedor”.

“É a melhor forma de mantê-lo com as rédeas do negócio. E a ideia do Broota é nesse sentido. É democratizar o acesso ao capital financeiro e intelectual, agregando investidores e mentores. E essa captação é gratuita”, sustenta.

Apesar da carreira empreendedora recente, Politi tem uma bagagem valiosa. Foi considerado pela revista Forbes como um dos jovens mais promissores abaixo de 30 anos e oBroota Brasil se consolidou como a primeira plataforma de equity crowdfunding da América Latina. 

FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
Rua Heitor Stockler de França, 356 - Centro Cívico - 80030-030 - Curitiba/PR
Fone:(41) 3307-7000 - email: faciap@faciap.org.br