Sinergia é caminho para gerar inovação

3 | outubro | 2017

 

luizdonaduzzi2

O empresário Luiz Donaduzzi investe na criação de um moderno parque tecnológico em Toledo 

O Biopark em estruturação em Toledo vai em alguns anos se tornar em um novo marco do trabalho e da engenhosidade da população do Oeste do Paraná. “Será um instrumento de sinergia, tão fundamental para a inovação e para garantir avanços, qualidade de vida e oportunidades a todos”, disse o empresário e pesquisador Luiz Donaduzzi, sexta-feira, em Cascavel, durante o 4º Congresso da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná.

A palestra sobre o Biopark foi a primeira da programação do Congresso, maior evento empresarial do ano na região e que reuniu cerca de 300 pessoas entre empresários, diretores de entidades organizadas, líderes dos mais diferentes setores e autoridades políticas. Donaduzzi informou que o parque resulta de um investimento iniciado há 27 anos com a criação da célula do que seria a Prati Donaduzzi, atualmente o maior laboratório brasileiro de fabricação de medicamentos genéricos do País. “De uma estrutura improvisada, hoje contamos 4,5 mil colaboradores”.

A produção da empresa trata diariamente 25 milhões de pessoas em todo o Brasil. “Nossas atividades contribuem para reduzir em 25% o valor dos medicamentos, o que é muito importante para quem precisa dessas substanciais para enfrentar doenças e outros males”. Segundo o empresário, é fundamental que entidades como a Caciopar, técnicos e líderes observem as intensas mudanças que ocorrem no mundo. As formas de trabalho como se viu nos últimos 200 anos simplesmente vão deixar de existir. O período é de forte transição e ao lado de novas oportunidades há o desemprego.

Pela primeira vez na Prati Donaduzzi, em Toledo, há maior número de candidatos do que de ofertas de trabalho. E quais serão os empregos do futuro? “Todos precisamos refletir sobre isso, porque a era em curso é a da inovação, do conhecimento e de agregar valor às matérias que de forma tão abundante a nossa região produz”. O Biopark em implantação em uma imensa área em Toledo é uma resposta nessa direção. Ele é projetado para gerar 30 mil empregos no futuro, desses 50% com foco no conhecimento, 30% na administração e 20% em mão de obra geral. Em um mundo cada vez mais complexo, o desafio será oferecer produtos bons e com preços acessíveis. 

Inovação

A Prati Donaduzzi, para atender a um mercado em intensa mudança, investe cerca de R$ 40 milhões por ano em novos conhecimentos. “Para enfrentar com competitividade a era da inovação, precisaremos transformá-la em um hábito cultural. Deve-se sair da zona de conforto e adentrar em uma nova fronteira do conhecimento”. O Brasil, ao contrário dos países já atentos a esses movimentos, terá de enfrentar problemas adicionais, como reduzir a burocracia, diminuir a carga tributária, cobrar e exigir do Estado mais honestidade, transparência e eficiência. Muitas empresas de fora sentem-se, por exemplo, atraídas para investir em Toledo, mas para isso precisam contar com um ambiente adequado e amigável para fazer essa transição.

O Oeste é uma grande fonte de insumos. A floresta virou cidades, cooperativas e progresso, mas agora a direção é a da inovação, de destinar recursos e esforços à pesquisa e à agregação de valor às produções primárias, diz Luiz Donaduzzi. O Biopark vai ser um novo modelo indutor de parcerias e negócios. Lá estarão instaladas universidades, instituições de pesquisa e laboratórios. O projeto é que seja uma espécie de cidade onde quem lá trabalhe também more e encontre opções de entretenimento e lazer. Entre outras novidades, deverá contar com um prédio com foco na impressão 3D e até fábrica de drones que, segundo o empresário, em breve vão substituir máquinas pesadas nas mais diferentes etapas dos cultivos agrícolas. “Vamos atuar com inovação, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, garante ele.

Fonte: assessoria de imprensa Caciopar

FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
Rua Heitor Stockler de França, 356 - Centro Cívico - 80030-030 - Curitiba/PR
Fone:(41) 3307-7000 - email: faciap@faciap.org.br