Mundo VUCA, o desafio das empresas

5 | outubro | 2017

 

IMG_3190-768x512

“Vivemos num momento de grande ruptura, na verdade uma grande oportunidade de transformar a humanidade”. Com esta afirmação Guilherme Soarez, CEO da HSM Educação Executiva, iniciou sua palestra na tarde desta quarta-feira (4) no Palco Liderança do Lidere 2017.

Soares frisa que vivemos um mundo “VUCA”, que significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Neste cenário efêmero, pesquisas apontam que as tecnologias e os seres humanos se adaptam rapidamente, mas as empresas e o setor público deixam a desejar, não conseguem acompanhar a rapidez das mudanças, até mesmo as políticas e econômicas.

Na avaliação dele, é muito importante que os empreendedores deixem de ser frágeis e se tornem mais resilientes. “A empresa antifrágil melhora na situação de caos. Ela próspera e cresce”, frisa.

Para encontrar um caminho, Soares aponta quatro atitudes que ajudam as empresas a se adaptarem no mundo VUCA. O time de liderança deve estar coeso, é preciso que todos os colaboradores, tenham clareza do objetivo e planejamento da empresa, obsessão pelo cliente e sede por aprender.

O CEO da HSM, enfatiza que para se chegar a clareza é fundamental responder a algumas perguntas, como “porque existimos?”, “como nos comportamos?” “o que fazemos?”, “como teremos sucesso?”, “o que é mais importante agora?” e “como fazemos sucesso?”. “Clareza é fundamental para se ter um time com alto desempenho. Eu a comparo ao freio, sem ele teríamos que andar devagar”.

Soarez alerta que o aprendizado tem que ser orgânico, móbil, não linear e deve ter começo, nunca um fim. Ele citou o case da Netflix, uma empresa resiliente, que abraçou as novas tecnologias, o streaming, e hoje tem 100 milhões de assinantes, enquanto que seu concorrente Blockbuster não se atualizou tecnologicamente e precisou fechar as portas de todas as lojas físicas em 2013.

O CEO da HSM concluiu a palestra fazendo um chamenmento ao público: “Vamos ser aqueles que vão mudar este País? Se não for você, quem será?”

Fonte: assessoria de imprensa ACIL

FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
Rua Heitor Stockler de França, 356 - Centro Cívico - 80030-030 - Curitiba/PR
Fone:(41) 3307-7000 - email: faciap@faciap.org.br