LIDERE – Sabin, uma empresa que valoriza pessoas

5 | outubro | 2017

 

IMG_3283-768x512

Nos olhos, brilho. Nos rostos, sorrisos. O público em pé e os aplausos não simbolizavam apenas o respeito a empresária Janete Vaz, última palestrante do primeiro dia do Lidere 2017, mas o prazer pela experiência e compartilhamento daquele momento.

A mineira de 63 anos conseguiu cativar todos os presentes no Espaço Villa Planalto, em Londrina. Em pouco mais de 50 minutos, ela apresentou o Laboratório Sabin, império construído com “sonhos”, como ela mesma definiu, empresa que há 12 anos está entre as dez melhores para se trabalhar do Brasil.

O Laboratório Sabin começou com apenas três funcionárias, hoje conta com mais de 4 mil colaboradores, e é dona do parque tecnológico mais avançado da América Latina, conforme a Siemens. “A gestão do amor é a diferença para mudar a história. Nossa ideia é valorizar a gestão de pessoas e desenvolvê-los dentro da organização”, definiu. No seu quadro, 77% são mulheres. “E 74% dos cargos de lideranças são ocupados por nós”, brincou.

O funcionário que entra no grupo tem a possibilidade de cursar uma universidade corporativa, tem plano de cargos e vários benefícios. “A gente até casa pessoas lá dentro”, pontuou, mostrando um vídeo de uma celebração matrimonial ocorrida dentro da Sabin.

Carros e viagens com acompanhantes são entregues como premiação por tempo de serviço, sem falar nos benefícios estendidos aos familiares dos colaboradores. “No primeiro dia que criei o benefício (de fornecer todo tipo de exame aos pais dos funcionários), recebi 500 mensagens”, lembrou.

O reflexo disso tudo é notado nos atendimentos, cujo nível de excelente chega perto do extremo. Gaba-se de ter 98% de controle de qualidade em toda a rede.

A Sabin nasceu em Brasília há 33 anos e os valores traçados na década de 80 ainda estão presentes como um dos principais alicerces do grupo. “Os valores são inegociáveis. Lembro do primeiro médico que visitei e ele perguntou quanto iria receber por indicação de cliente. Apontei o dedo para o bigode dele e afirmei que ele iria mandar todos os clientes porque conhecia o meu trabalho e não pelo dinheiro”, disse Janete Vaz.

O Sabin, atualmente, está presente em mais de 220 cidades brasileiras distribuídas em 11 estados. Em Londrina, a empresa conta com seis laboratórios e disponibiliza 3 mil exames. A empresa teve um faturamento de R$ 740 milhões ano passado. 

FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
Rua Heitor Stockler de França, 356 - Centro Cívico - 80030-030 - Curitiba/PR
Fone:(41) 3307-7000 - email: faciap@faciap.org.br