Curso da UniFaciap capacita associações sobre certificado de origem digital

17 | maio | 2017

 

1705 curso marlene ippex 2

A coordenadora do IPPEX, Marlene Lima dos Santos, respondeu às perguntas dos participantes ao vivo

A Universidade Corporativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (UniFaciap) realizou, nesta quarta-feira (17), o primeiro curso dentro da parceria com o SPC Capacita, unidade de cursos do SPC Brasil. As duas entidades agora trabalham juntas para levar capacitações às associações comerciais do Paraná.

O curso “Certificado de Origem Digital IPPEX – FACIAP” foi online, em tempo real e gratuito, ministrado pela coordenadora do Instituto de Planejamento e Promoção do Comércio Exterior (IPPEX) da Faciap, Marlene Lima dos Santos. Foram 14 cidades participantes, representadas por 28 inscritos.

O objetivo do curso era capacitar exportadores brasileiros a fazerem o certificado de origem digital, que já está em vigor no Brasil e na Argentina. Além de atender as novas normas de comercialização internacional, o certificado substitui o documento físico. Com isso, torna os processos de exportação mais ágeis e mais baratos.

1705 curso marlene ippex 1

Shirley Adriana Souza, assessora administrativa da associação comercial de São José dos Pinhais, aprovou a plataforma online. “É interessante porque, desta forma, não precisamos nos deslocar para termos o curso e como é ao vivo, pudemos interagir e tirar as dúvidas em tempo real”, disse ela.

“Nosso objetivo é levar informações para desenvolver competências, para que os participantes dos nossos cursos desempenhem as atividades com eficiência”, afirma Andréa Monteiro, coordenadora da UniFaciap.

Segundo ela, a ferramenta utilizada para a transmissão do curso online e em tempo real possibilita uma redução de custos e facilita a aproximação entre a Faciap e as associações comerciais.

FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
Rua Heitor Stockler de França, 356 - Centro Cívico - 80030-030 - Curitiba/PR
Fone:(41) 3307-7000 - email: faciap@faciap.org.br