Caciopar chega a 42 anos de bons serviços ao Oeste

3 | abril | 2018

 

Hylo Bresolin

A maior e mais antiga das 12 coordenadorias de sustentação da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) comemora seus 42 anos de fundação nesta terça-feira, 3 de abril. A Caciopar representa 46 associações comerciais e, além da defesa da livre iniciativa, dedica-se às grandes causas e projetos de uma das regiões que, apesar dos limitados investimentos públicos, cresce acima da média brasileira.

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná foi criada em 3 de abril de 1976 por meio de um consenso das únicas seis entidades produtivas que existiam na época. A percepção foi de que sozinhas elas tinham alcance limitado e que juntas poderiam dar mais amplitude e eco às reivindicações de âmbito regional. Depois de alinhar o projeto com outros diretores de Aces da região, o então presidente da Acic de Cascavel, Hylo Bresolin, convocou uma reunião para aprofundar o assunto.

O encontro, realizado na antiga sede da Acic da rua Padre Champagnat, arrastou-se por cinco horas e depois dela foi anunciada a criação de uma entidade que passaria a ser a porta-voz das associações comerciais do Oeste. Hylo sairia daquele encontro como o primeiro presidente de uma entidade que se tornaria referência em associativismo empresarial ao Brasil. O nome Caciopar seria mencionado pela primeira vez apenas cerca de três meses depois, em uma reunião empresarial realizada em Toledo.

Uma das primeiras decisões do grupo que dava suporte à Coordenadoria era realizar reuniões periódicas para debater os assuntos de interesse comum da região. A primeira pauta de reivindicações defendia a criação de uma universidade pública, a pavimentação da BR-467 entre Cascavel e Toledo, a instalação na região de escritórios ligados aos governos estadual e federal e a busca de caminhos que pudessem enfrentar um dos maiores inimigos da agricultura de grande escala na época, a erosão. Por ser a primeira, a Caciopar aprendeu fazendo e isso faz dela um modelo de organização até hoje, diz o ex-presidente Khaled Nakka. 

Bandeiras

Aos poucos, a Coordenadoria passou a agregar um número maior de associações comerciais, já que os municípios percebiam a força da junção de vozes no projeto. Outras coordenadorias viriam a partir da Caciopar. Atualmente, a Faciap, que é uma das maiores federações empresariais do Brasil conta com 12 delas, espalhadas pelas mais diversas regiões paranaenses. No Oeste, são mais de 15 mil empresas representadas e em âmbito de Estado, mais de 60 mil. “Somos uma força organizada que luta pelo respeito às leis, à Constituição e por avanços que gerem oportunidades e prosperidade a todos”, diz o atual presidente Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.

Embora sempre fiel aos seus conceitos centrais, a Caciopar aprimorou seu modo de agir ao longo dos anos. Ela criou livros de moções que selecionam as principais reivindicações regionais e define então articulações na tentativa de concretizá-las. “Jamais foi fácil, porque as coisas, principalmente quando se depende do setor público, demoram muito para acontecer. Mas a nossa coordenadoria se fortaleceu ao longo dos anos”, diz o ex-presidente Sergio Antônio Marcucci. Foi assim com projetos como a ponte de Guaíra, a Ferroeste, as duplicações rodoviárias da 277 e 467 e a criação de programas de incentivo à descentralização industrial no Estado.

Hylo Bresolin, o primeiro presidente que empresta nome à principal honraria entregue a personalidades empresariais pela Coordenadoria, dizia que a Caciopar é um monumento do associativismo empresarial. Com seu jeito simples, dócil, otimista e empreendedor, Hylo, que faleceu em outubro de 2016, segue como o grande mentor de um projeto que coloca o bem-comum e as capacidades conjuntas acima de qualquer interesse ou projeto pessoal.

Fonte: assessoria de imprensa Caciopar

FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
Rua Heitor Stockler de França, 356 - Centro Cívico - 80030-030 - Curitiba/PR
Fone:(41) 3307-7000 - email: faciap@faciap.org.br