ACIM entregará comenda ao reitor Wilson de Matos nesta sexta

19 | maio | 2017

 

4388-Convite-virtual-600x770px

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, receberá a comenda Américo Marques Dias, a mais alta homenagem concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), nesta sexta-feira (dia 19). A cerimônia de entrega da comenda será no Excellence Centro de Eventos, a partir das 20 horas. São esperadas 800 pessoas.

Na ocasião será lançado o primeiro volume do livro ‘Maringá 70 anos – A cidade contada pelos que viveram sua história’ com o subtítulo ‘Da Prancheta à Realidade (1923-1959)’. O livro faz um resgate importante dos primeiros anos da cidade.

Graduado em Matemática e mestre em Ciências Gerenciais pela Universidade de Marília/SP, Silva é fundador e reitor da Unicesumar, que hoje conta com 90 mil alunos, sendo 75 mil a distância e 15 mil presenciais, e também fundador do Colégio Objetivo Unidade Maringá com mil alunos. A meta para 2020 é chegar a 160 mil alunos nas modalidades a distância e presencial.

Antes de fundar a Unicesumar, Silva lecionou na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atuou como empresário nos segmentos de transporte e construção civil nas décadas de 1970 e 1980. Em 1986, junto com o professor Cláudio Ferdinandi, elaborou e protocolou o projeto de criação da universidade.  Três anos depois recebeu a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para o funcionamento de dois cursos, e em fevereiro de 1990 deu início às atividades da instituição de ensino de superior que anos depois, em 2002, seria transformada na Unicesumar. 

Pela sua trajetória, Silva já recebeu diversos títulos, inclusive de Empresário do Ano, em 1999, prêmio concedido pela ACIM,  Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar). É “Cidadão Benemérito do Paraná” recebido em 2002.

Ele será a sexta pessoa a ser homenageada com a Comenda Américo Marques Dias, que leva o nome do primeiro presidente da ACIM, e foi criada em 2003. Até agora a comenda foi entregue a Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo da cidade (em 2003); ao advogado e ex-prefeito de Maringá, Adriano José Valente (em 2007); ao agropecuarista Joaquim Romero Fontes, que compôs a missão empresarial que propôs a emancipação política de Maringá e foi um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá (em 2008); ao pioneiro e ex-presidente da ACIM Manoel Mário de Araújo Pismel (em 2013); ao empresário Jefferson Nogaroli, que presidiu a Associação Comercial por duas gestões, foi um dos principais incentivadores da criação do Sicoob, cooperativa de crédito, presidiu a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e o Sebrae/PR. E tem sido um dos grandes incentivadores do associativismo no Paraná.

O evento tem o patrocínio das seguintes empresas: Antenas Aquário, Certezza Consultoria Empresarial, Cocamar – Cooperativa Agroindustrial, Coopercard, Fomento Pr, Gnatus/Equipoline–Equpamentos Odontológicos, Kandyany Eventos, Maringá Park Shopping Center, O Diário do Norte do Paraná, PWC, RCE Construtora, Reproset Indústria Gráfica, Sancor Seguros, Sanepar, Sicoob Central Unicoob, Sicoob Metropolitano, Sinepe/NOR, Unimed Maringá e Viapar. 

Sobre o livro ‘Maringá 70 anos’

No evento de entrega da comenda será lançado o primeiro volume do livro ‘Maringá 70 anos – A cidade contada pelos que viveram sua história’ com o subtítulo ‘Da Prancheta à Realidade (1923-1959)’. O livro faz um resgate importante dos primeiros anos da cidade.

A publicação foi idealizada pelo reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, que chegou em Maringá em 1952, com apenas 5 anos, e publicada pela própria universidade. Matos Silva reuniu cerca de 60 pioneiros, na Unicesumar, nos meses de novembro e dezembro de 2016.

As conversas, lembranças e entrevistas serviram de matéria-prima para o conteúdo do livro, que foi organizado pelo reitor e escrito por uma equipe de jornalistas e historiadores: Antonio Roberto de Paula, Dirceu Herrero Gomes, Miguel Fernando Perez Silva e Rogério Recco, com a colaboração de Loide Caetano e Gilson Aguiar. Participaram da equipe também os assessores da Unicesumar: Lissânder Dias e Wall Barrionuevo.

O conteúdo do primeiro volume de ‘Maringá 70 anos’ traz uma rica mistura de narrativa, fotos, documentos raros e crônicas de personagens importantes da cidade. São 416 páginas, com capa dura e acabamento sofisticado. O prefácio foi escrito por Gastão de Souza Mesquita, um dos herdeiros de Gastão de Mesquita Filho, lendário empresário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).

O segundo volume da série começou a ser produzido e vai abranger o período de 1960 até os dias atuais. Seu lançamento está previsto para novembro deste ano.

Fonte: assessoria de imprensa ACIM 

FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
Rua Heitor Stockler de França, 356 - Centro Cívico - 80030-030 - Curitiba/PR
Fone:(41) 3307-7000 - email: faciap@faciap.org.br