Cerimônia oficial marca lançamento da campanha ‘Um Toque pela Vida’

6 | outubro | 2017

 

IMG_01

A campanha Outubro Rosa ‘Um toque pela Vida’, encabeçada pelo Núcleo e Conselho da Mulher Empresária vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), inicia oficialmente as atividades programadas para o mês com o intuito de espalhar conscientização e um alerta ao público feminino na prevenção contra o câncer de mama, na quarta-feira (04).

Na cerimônia, que contou com a presença de autoridades, diretores da Acimacar, conselheiras, convidados e imprensa, a integrante do grupo de apoio à doença, Liria Arnhold, relatou sua experiência ao ter descoberto o câncer há 10 anos.

Ela explica que desconfiou de um nódulo pelo toque e buscou orientação de imediato. “Em pouco tempo o nódulo aumentou, mas porque descobri cedo, fiz os exames, segui o tratamento e fui curada. Meu conselho para as mulheres é: se toque, faça os exames e previna-se”, diz Liria.

Liria Arnhold relata sua experiência com a doença

Liria Arnhold relata sua experiência com a doença

A presidente do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Ana Paula Baciquetti, ressalta que o número de casos tem aumentado em 20% a cada ano na região, o que é mais um motivo para continuar com a campanha.

“Quanto mais cedo descobrirmos, maiores são as chances de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 66% das mulheres descobriram a doença pelo toque, por isso devemos estar alerta. A mensagem que queremos levar é que não tenham medo ou vergonha de fazer os exames, mas busquem ajuda, pois é possível vencer”, afirma Ana Paula.

Presidente do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Ana Paula Baciquetti

Presidente do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Ana Paula Baciquetti

A diretora da Secretaria de Saúde do município, Vera Lehr, afirma que é uma satisfação participar da campanha e alerta sobre os dados que comprovam a maior incidência de câncer de mama no sul do país. “Parabenizo a todos pela organização, esse é um trabalho de ‘formiguinha’, mas temos que conscientizar, pois a prevenção é a melhor solução.”

Conforme, o diretor do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), Wilson Riedlinger, os atendimentos na instituição chegam em média a 400 pessoas por dia.

“Somente nesse ano tivemos 3.397 atendimentos a rondonenses e 791 são pacientes com variados tipos de câncer. O índice é alto e existe uma preocupação em todos fazerem sua parte para detectarmos essas doenças. Vejo como a campanha dá resultados levando informação e nos deixa orgulhosos ver pessoas brigando por essa causa”, menciona o diretor.

Wilson explica que as razões para o aumento no número de casos das doenças são vários, de acordo com pesquisa do Inca. Ele destaca alguns fatores prejudiciais como a alimentação errônea com muitos conservantes e química. Além disso, ser fronteira com outros países em que agrotóxicos exportados não têm a mesma qualidade e procedência, mas são utilizados, interferem na alimentação da população.

O presidente da Acimacar Gerson Jair Froehner afirma que é uma honra observar o crescimento da campanha, que está na 7º edição, e colaborar com a conscientização.

No sábado (07), acontece o Dia da Saúde, na Praça Willy Barth, com várias orientações, exames, a presença do Caminhão do Sesi com mamografias (limitadas) e a Caminhada Rosa, às 17h.

Detecção

Orienta-se que a mulher faça a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame. É importante ficar atenta a alterações e buscar o serviço de saúde para o correto diagnóstico.

Fonte: assessoria de imprensa Acimacar

FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
Rua Heitor Stockler de França, 356 - Centro Cívico - 80030-030 - Curitiba/PR
Fone:(41) 3307-7000 - email: faciap@faciap.org.br